home faculdade graduação pós-graduação biblioteca alunos/professores notícias fale conosco
Agência Conexão
Aula a Aula - Administração
Aula a Aula - Contábeis
Calendário
Contrato
Convênios
Ex-Alunos
Extensão
FTM Online
Iniciação Científica
Jornada Científica
Laboratórios
Manual do Aluno
Processo Seletivo
Regimento
Semanas Acadêmicas
Unidade de Apoio
Vídeos
Webmail
 
Notícias 2013 - 03/09/2013
 

Mesa redonda realizada na abertura da 4ª Semacon, foi sucesso total

 

A abertura das atividades da 4ª Semana da Contabilidade da FTM, se deu com a realização de uma Mesa-Redonda intitulada “Dialética sobre obrigações acessórias nas esferas federal, estadual e municipal; principais obrigações, responsabilidades e perigos a que o profissional contábil está exposto”, na noite de 03 de setembro no Auditório da Instituição, reunindo especialistas, empresários, contadores e representantes de entidades classistas.

O objetivo do evento, foi implementar discussões sobre os papeis, as responsabilidades e os riscos do Contador, na produção e disseminação das informações contábeis, via cumprimento das obrigações acessórias, exigidas. Participaram da mesa como especialistas, três profissionais da área contábil, e representantes dos fiscos, federal, estadual e municipal.

O professor e moderador da mesa-redonda, Wilter Furtado, avalia a importância do evento colocando de um lado a federação, o estado e o município, como maiores interessados nas informações contábeis sob a ótica fisco-tributária, por necessitarem de dados corretos e em tempo real, para gerir os processos de arrecadação, fiscalização e distribuição dos resultados, em políticas públicas. De outro lado, está o contador, para cumprir múltiplos papeis. O de contribuir com o Fisco na produção de informações contábeis, e o de fazer com os seus clientes cumpram com as obrigações legais, de pagar tributos, e; cumprirem com as suas responsabilidades sociais empresariais, de forma legal, correta, econômica e segura. Finalizando, o professor elogiou a iniciativa da Coordenação do Curso pelo evento e pelo tema escolhido, ressaltando que a partir das discussões será possível reconfigurar os múltiplos papeis do contador, para todos os interessados nas informações contábeis, pesando sobremaneira na sua valorização profissional. Conclui, elogiando as intervenções e o interesse dos participantes que mantiveram o auditório lotado, até o final, demonstrando uma grande maturidade acadêmica.    

Os alunos do 3º ano, Flávio e José Antônio, avaliaram positivamente o evento. “As discussões levantadas a partir dos diferentes olhares dos especialistas sobre o tema, provocaram uma reflexão crítica, sobre os novos processos contábeis; sobre os tipos de obrigações acessórias exigidas pelas diversas esferas fisco-tributárias, a serem cumpridas pelas organizações, através do profissional da Contabilidade”, relatam.

Para a coordenadora do Curso e também professora moderadora da mesa, o evento permitiu aos participantes conhecer, de forma clara, os pontos de vista de todos os especialistas - sobre os papeis do profissional contábil - para todos os interessados nas informações contábeis, no sentido de valorar mais, esse profissional.