ftm esp

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

esp
 
Home Faculdade Cursos Pos Biblioteca Notas Noticias Ouvidoria
  Apoio Empresarial - link...
 
conexao
 
Calendario
 
CPA
 
Contrato
 
Convenio
 
 
Extensão
 
empresajr
 
 
Jornada Científica
 
Laboratórios
 
Manual do Aluno
 
Noticias
 
Processo Seletivo
 
Regimento
 
Semanas Acadêmicas
 
 
Unidade de Apoio
 
 
 
 
FTM - Faculdade Triângulo Mineiro
Faculdade - Histórico, Missão e Visão
 
marca- Histórico
Em 27 de setembro de 1968, os membros da Associação Comercial e Industrial de Ituiutaba (ACII), presidida pelo Sr. Nivaldo Inácio Moreira, reuniram-se para criar a Escola Superior de Administração de Empresas de Ituiutaba (EAEI). O objetivo dos empresários da época era oferecer aos jovens tijucanos a oportunidade de continuarem a vida estudantil sem precisarem locomover-se para outras cidades.

Nessa data foi formada a Comissão de Ensino, presidida pelo Dr. Pedro Neto Rodrigues Chaves, que cuidou da implantação do curso de Administração de Empresas, o primeiro Curso Superior do Pontal do Triângulo Mineiro. Em 30 de março de 1970 o curso foi autorizado, pelo então Presidente da República Emílio G. Médici, e começou a funcionar em 02 de abril do mesmo ano, em salas do Instituto Marden, cedidas pelo Diretor Dr. Álvaro Brandão de Andrade.

Em 1972, a EAEI já funcionava no Campus Universitário, em sede própria, construída com a ajuda da comunidade ituiutabana, em terreno cedido pelo prefeito Samir Tannus. Em 1975, o Decreto Presidencial nº 76.159 reconheceu a Escola e o Curso.

No ano de 1983, a EAEI passou a chamar-se Escola Superior de Ciências Administrativas de Ituiutaba (ESCAI), mas, em 1985, em função da instalação do Curso de Ciências Contábeis, fez-se necessária outra mudança e a ESCAI passou a ser denominada Escola Superior de Ciências Contábeis e Administrativas de Ituiutaba (ESCCAI).

No ano de 2002, com a criação de dois novos cursos - Publicidade e Propaganda e Turismo – houve a necessidade de alteração da denominação e, escolhido por meio de um concurso, a Faculdade passou a chamar-se Faculdade Triângulo Mineiro.

Durante seus 40 anos de história, a EAEI, ESCAI, ESCCAI e, hoje, FTM já transformou mais de 2000 jovens em administradores, contadores, publicitários e turismólogos de sucesso no Brasil e no exterior.

Hoje, a FTM oferece cursos de Graduação: Administração, Ciências Contábeis, Publicidade e Propaganda; Pós-Graduação própria: Gestão Estratégica em Finanças e Gestão Estratégica de Marketing e Pessoas; Qualificação e Especialização à distância, em parceria com a Escola Superior Aberta do Brasil.

Se você deseja ser, também, uma personagem dessa história, faça como a equipe FTM, venha para cá e ajude a escrever os próximos capítulos dessa narrativa de sonho, coragem, ousadia, pioneirismo, empreendimento e, sobretudo, respeito ao cidadão tijucano – narrativa de sucesso da ACII e da Faculdade Triângulo Mineiro – primeira Instituição de Ensino autorizada do Pontal do Triângulo.

Membros da Comissão de Ensino, responsáveis pela implantação e implementação do curso de Administração de Empresas da EAEI: Nivaldo Inácio Moreira, Pedro Neto Rodrigues Chaves, Álvaro Otávio Macedo de Andrade, Lourival Almeida Ribeiro, Nivaldo Martins de Souza, Rafael Eugênio de Azeredo Coutinho, Gerson Abrão, Dalton Chaves Vilela, José Manuel Pinheiro, Rubens Jorge Cury e Dr. Hélio Benício de Paiva.

Ex-diretores da FTM, ao longo dos seus 40 anos:
(1968-1972 ) Pedro Neto Rodrigues Chaves e Gerson Abrão;
(1972-1974) David Cury Hanna e Pedro Neto Rodrigues;
(1974-1978) Públio Chaves e Rafael Eugênio de Azevedo Coutinho;
(1978-1982) Francisco Roberto Rangel e Públio Chaves;
(1982) Sílvio Parreira de Souza e Márcia Fratari Majadas;
(1982-1986) Márcia Fratari Majadas e Lindolfo Marques dos Santos;
(1986-1990) Lindolfo Marques dos Santos e Gerson Abrão;
(1990-1994) Isaias Tadeu Alves de Macedo e Edivon Alves de Oliveira;
(1994-1998) Wilter Furtado e Lindolfo Marques dos Santos;
(1998-2002) Lindolfo Marques dos santos e Wilter Furtado;
(2002-2006) Isaias Tadeu Alves de Macedo e Lúcio Marcos Cristaldo;
(2006-2010) Fernando Alves Viali e Ignez Maciel Vilela.

Funcionários da FTM formados pela FTM: Maria de Loudes Nogueira Arantes, Ana Paula Faustino de Carvalho, Patrícia Vilarinho de Faria, Silvia Maria Martins Ferreira.

Atuais professores da FTM formados pela FTM: Alessandra Aparecida Franco, Andréia Helena de Souza, Angélica Demétrio Jorge, Anivaldo Franco de Paula, Carlos Otávio Franco, Edivon Alves de Oliveira, Helenice Maria de Souza Paula, Iderlindo Joaquim Luzia, Marco Aurélio de Oliveira, Mário Divino Júnior, Natal dos Santos Soares, Presley de Oliveira Gomes, Simone Beatriz Neves Pacheco, Sonia Maria Pereira Maciel, Thais Vilela Coelho Ferreira Melo, Wesley do Amaral Prado, Wilter Furtado.

 
marca- Missão
Educação para o desenvolvimento Regional

É difícil para qualquer organização cumprir a sua missão, pela sua própria essência. A tarefa torna-se mais difícil ainda quando se trata de uma instituição de ensino superior onde os meios, os objetivos, as ferramentas e sobretudo a própria missão são alicerçados sobre pilares humanos. Essas instituições fundamentam-se no princípio: "- o homem, construindo o homem, para o próprio homem". Esta cadeia de valores alarga-se quando o homem reveste-se de um significado maior de sociedade. Isso explica nossa preocupação constante com o nível de nossos professores, com nosso projeto pedagógico, com a flexibilidade de nossas grades curriculares e com todos os demais instrumentos necessários para construir aquele homem, nosso aluno, responsável pela construção de uma sociedade melhor e mais justa. A missão "EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO REGIONAL" traduz-se portanto num enorme desafio, encarado apenas por instituições com o perfil da FTM.
 
 
marca- Visão
Ser reconhecida como uma instituição de excelência na atividade de ensino, na elaboração e na gestão de projetos e na extensão do conhecimento como alavanca para o desenvolvimento da sociedade a que serve.
 
Voltar...

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player