Imprimir Página

A Coordenação do Curso de Ciências Contábeis da FTM , promoveu nos dias 19 a 22 de setembro de 2011, a 2ª Semana da Contabilidade - SEMACON, cuja temática central foi "A Contabilidade com Fator de Sucesso para os Negócios".
Durante a semana, foram apresentados e discutidos temas e problemas, relacionados com o papel da contabilidade para a gestão das empresas; atinentes às práticas contábeis,  e; comuns, sobre a influência da relação empresário-contador, sobre o desenvolvimento socioeconômico regional. O sucesso da semana  pode ser medido pela excelente interação de todos os envolvidos nos eventos como alunos de diversas instituições, professores, comunidade empresarial, entidades de classe e sociedade em geral, através de vários eventos que aconteceram ao longo da semana.
A abertura da semana aconteceu no dia 19 com a Mostra da História da Contabilidade em Ituiutaba, onde os Escritórios: Liderança, Elite, Líder, Globo, Visão, União, Mercúrio, Ituiutaba, Brasil, Planeta, Universo, Guimarães Contabilidade e Advocacia, Águia Contábil, Delta Associados, e Sindicato dos Contabilistas de Ituiutana, contaram suas histórias em painéis expostos no saguão da Faculdade. Na ocasião, a FTM e o Sinconi – Sindicato dos Contabilista de Ituiutaba, homenagearam o contabilista Sr. Lázaro Rodrigues Chaves, precursor da Contabilidade em Ituiutaba. Na sequência aconteceu uma Mesa Redonda com o tema: “O papel do contador nas empresas; com a palavra o Administrador”, abrilhantada pela participação de empresários ituiutabanos de diferentes segmentos; composta ainda por contadores, pelo Delegado do CRC de Minas Gerais em Ituiutaba, por proprietários de empresas contábeis, e pelos  presidentes de Sindicatos dos Contabilistas das cidades de Ituiutaba, Uberlândia e Uberaba.
Nos dias 20 e 21, foram ministrados por professores e alunos do Curso de Ciências Contábeis os Mini Cursos: Redação dos  Principais Contábeis, Legislação Trabalhista na Folha de Pagamento, Os Perigos de Cruzamento das Informações Contábeis pelo Fisco, Retenção na Fonte na Contratação entre Pessoas Jurídicas e Físicas,  Procedimentos para Abertura de Empresas e Rotinas dos Departamentos de Pessoal, Contábil e Fiscal .
No dia 22, às 19:30h, dia do Contador, aconteceu no Centro de Convenção Jarbas Bernal, a palestra magna de encerramento da Semana “Perspectivas e Desafios da Profissão Contábil”, com a professora da UFMG e conselheira do CRCMG, Márcia Athayde Matias.
Para a Coordenadora do Curso, professora Alessandra Franco o sucesso do evento se deu fundamentalmente, graças ao empenho e a participação direta de alunos e professores do curso de Ciências Contábeis e dos demais cursos da Instituição, que não mediram esforços para que a semana fosse realizada. Segundo ela, a sistematização dos resultados do evento oferece novos instrumentos norteadores para  novas discussões, e para o desenvolvimento de ações empresariais, profissionais e acadêmicas, sobre a relevância da Contabilidade no atual contexto.